quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Alenquer - onde a magia acontece

 Existem aldeias, vilas ou cidades que marcam as nossas vidas.
 Lembramo-nos com nostalgia do lugar onde nascemos, do sítio onde fomos criados. Até das férias  repetidas que fazíamos na terra de origem dos nossos pais.
Há lugares que ficam na nossa retina mais que outros, normalmente porque a eles associamos boas vivências.
Um desses lugares é a Vila onde actualmente passo boa parte da minha vida - Alenquer.
Mais do que um lugar para pernoitar, Alenquer faz tudo parecer diferente. Vindos dos subúrbios de Lisboa, parece que entramos noutra dimensão. Somos transportados para um mundo de faz de conta que torna especiais pequenos gestos como um simples café num dos espaços dedicados da vila.
 Um dos meus preferidos é o salão de chá AnaMila, um espaço onde a magia acontece. Pronto, estou a ser exagerado, até porque não trabalha lá nenhum discípulo do Houdini ou do Luís de Matos, nem se assiste a malabarismos como se de uma arte circense se tratasse.
 Os pormenores é que fazem a diferença.
  O cheiro a madeira crua que personaliza o ambiente, misturado com o aroma que o café emana, tornam aquele espaço acolhedor e apetecível, ali encontras uma diversidade de livros dispostos em caixas de madeira, que podes ler sentado numa das mesas de pinho não tratado. Na parede cinza e aveludada há umas pequenas formas, que por serem torneadas por uma moldura branca, faz do conjunto uma obra de  arte que decora o espaço. Somos recebidos com uma simpatia equilibrada, sem excessos ou qualquer tipo de bajulação, pela proprietária, uma simpática mulher que se esconde estratégicamente atrás de um balcão de madeira forrado com um lambril branco e que conjuga, numa simbiose quase perfeita, com uma montra frigorífica onde se expõem as iguarias que tentam os clientes mais calóricos. Com o frio que se sente lá fora, este é um espaço de eleição para partilhar um livro, uma conversa a dois ou simplesmente para apreciar a música ambiente ao sabor de um chá, de um doce ou apenas de um café.
 
Mas Alenquer não é só AnaMila.
 Nas noites quentes de verão existem esplanadas onde se pode partilhar um gelado ao som da água corrente do rio que atravessa a Vila.
Alenquer é também o largo da Câmara municipal que abraça tudo o resto com uma vista deslumbrante, alenquer é cultura, Alenquer é gastronomia, é vinha e bom vinho, é a arte de bem receber.
Porque viver é a melhor vida que há, não deixes de vir. Vive esta experiência!

Sem comentários:

Enviar um comentário