Que os beagles eram destemidos e cães de caça por natureza eu já sabia. Mas o Bailey é tudo isso com uns pózinhos de Flash Gordon reguila, um traquina arraçado de beagle.
Em casa, está sempre onde nós estamos. Quando passa como se nada fosse, em direcção ao seu posto de controlo, a cama estrategicamente colocada na cozinha lá de casa, é porque já fez alguma, é sinal de que tem em seu poder algo que não lhe pertence, por norma, uma peça de roupa que desviou do roupeiro de um membro da família mais incauto. Um verdadeiro larápio.
A vida com o Sir Bailey nesta fase da sua juventude é um desafio. A palavra que mais se usa lá em casa, a seguir ao seu nome, é não.
No quarto, Bailey não; na sala, Bailey não; no wc, Bailey não. Não, não, não, a toda a hora e a todo o momento. Ele é um xixi num sítio inadequado, ele é um cocó em casa logo depois de um passeio de 1 hora pelas ruas do bairro.
Deitar-me um pouco no sofá significa ter de partilhar o espaço com o canídeo ou então ter de me sujeitar a um chamar de atenção constante que tanto passa por mordiscar os meus pés como por fazer porcaria na sala para chamar a atenção.
No último fim‑de‑semana, num dos passeios pelas ruas do bairro, o sujeito lembrou-se de fazer uma incursão a um pequeno canto, minado de praganas. O resultado? Pragana numa narina e ida à urgência do hospital veterinário Vasco da Gama, no Parque das Nações, para retirar a mesma. Ok, a culpa foi minha, eu sei.
A equipa que o atendeu era espetacular, muito simpática e cuidadosa. Contudo, o cão disfarçado de destemido, afinal não passa de um cachorro maricas e só de o pegarem para deitar na maca começou a ganir como se tivessem a amputar um membro ao desgraçado a sangue frio. Ao mesmo tempo que era angustiante assistir àquilo, dava piada ver que não passava de um teatro canino bem montado. São momentos desafiadores que por vezes tiram a paciência mas compensados com os risos que as suas diabruras arrancam.
Hoje, quando a Susana foi com ele à rua, encontrou uma vizinha que confessou que quase deu o seu cão quando ele era miúdo, por fazê-la a perder a paciência. Essa fase durou até os sete meses.
Quanto tempo vais durar essa fase no Sir Bailey? O que virá depois disso? Não sei responder mas espero que quer ele quer eu, estejamos cá para assistir a isso.