segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Bom dia segunda-feira!

Hoje é segunda-feira! Uau! Que bom!
É raro ouvirmos expressões como esta sem estarem impregnadas de sarcasmo e ironia, principalmente quando o assunto é o início da semana.
 A malta mais nova vai para a escola com cara de quem foi apanhado a fazer asneira da grossa e por isso estará de castigo pelo resto da sua vida, os adultos vão trabalhar como se fossem personagens saídas dum episódio do Walking Dead, os bons dias saem a esforço que mais parece que foi dado um nó cego nas cordas vocais. E se o nosso clube não ganhou no fim-de-semana, então aí é que não nos digam nada pois arriscam uma resposta daquelas que mais parece que lhes meteram uma malagueta nos ouvidos. (ok, eu sei que não são todos assim, estou só a generalizar)
Mas não tem de ser assim!! A segunda-feira não tem de ser o pior dia da semana. Aliás, não precisamos de ter um pior dia da semana.
 Todos nós teremos talvez o pior dia das nossas vidas. O meu foi uma quarta-feira. O dia em que a dona Augusta deixou de lutar contra a doença que a atormentava há já 7 anos.
 Mas dias maus como este todos teremos em algum momento.
 Já bastam esses que nunca esquecemos para ainda lhes juntar um negativismo com regularidade semanal.
Porque não experimentar uma coisa diferente?
 Por exemplo, hoje fui levar a minha filha à escola. A primeira aula da manhã seria um teste de português do 9º ano. Podíamos pensar que pior do que uma segunda-feira era uma segunda-feira com um teste de português à primeira hora.
 Mas ela não pensou assim. A banda sonora do carro escolheu ela, boa escolha por sinal. A caminho, e com uma coreografia à mistura, que eu tentava imitar, demos com uma vista soberba.
 
O dia ganhou outra energia, outra vontade, outro viver.
Cheguei assim à conclusão que um dia bom, tirando raras exceções que não controlamos, somos nós que fazemos. 
Experimentem levantar-se mais cedo, se não for o vosso caso, e assistam ao nascer do sol, façam uma caminhada, uma corrida, partilhem um momento com quem mais gostam antes de ir trabalhar. Sorriam, abracem, beijem, mas façam-no com a inocente verdade de uma criança de dois anos. 
 Façam de cada dia um dia único para que não haja más segundas-feiras nem maus outros dias quaisquer.
Entretanto, bom resto de semana para todos, que com isto tudo a segunda-feira já passou.

1 comentário: