E tudo começa assim.
Podia falar do dia de ontem, o da viagem de Lisboa a Chaves em Autocarro, das mais de 7 horas de viagem, da aventura que foi vir a pedalar até sete rios e ter trocado de roupa na zona de despacho de mercadorias com um dos companheiros, o Paulo, de termos embrulhado a bicicleta sem roda dianteira para a podermos acomodar na zona de bagagens e de termos chegado a Chaves, a uma residencial onde não estava ninguém e onde ninguém atendia o telefone, o que nos fez querer que teríamos de procurar outro sítio para pernoitar. Mas ao fim ao cabo, tudo correu bem e acabamos a noite a comer um gelado depois de termos degustado uma posta transmontana dívida por dois mas onde cabia um terceiro.
Mas tudo isto não passou de uma fase preparatória para a verdadeira aventura.
Esperavam-nos 738 quilómetros em cima de uma bicicleta, divididos em seis dias, em que três aventureiros iriam vivênciar tantas experiências num percurso marcado por paisagens, gentes e sabores tão diferentes.
Esta primeira etapa fica marcada pela emoção de ser a primeira, aquela em que disse vezes sem conta aos meus companheiros de viagem “já viram que isto já começou? Já viram que já estamos a percorrer a N2 “
Não conseguia demarcar-me da emoção não contida de estar a fazer isto.
Passar por lugares tão emblemáticos como o Alto Douro Vinhateiro, entre curvas e vales onde as vinhas mais pareciam ter sido fruto da imaginação dos melhores pintores da história das artes, testemunhar a vindima realizada pelos bravos que se empoleiram nos socalcos que cortam o declive das serras, beber água com gás directamente da fonte, atravessar o rio que dá nome à zona vinicula e terminar com uma chegada a Lamego, onde nos aguardava uma refrescante rotunda na qual tivemos o prazer de ir a banhos. O que querem que vos diga? Estava um calor do caraças!
Foi também aqui em Lamego que fomos recebidos de uma maneira que nem na minha mais optimista imaginação, esperava uma coisa assim.
Obrigado à Sofia, ao Pedro, à Lara e ao Diogo por nos tratarem tão bem. Ajudaram-nos a tornar esta aventura ainda mais única. Parabéns ao Paulo por ter uma família assim.
Saídos de Chaves, passamos por Vidago, Pedras Salgadas, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Régua e por fim chegámos a Lamego
Amanhã voltamos à carga. Boa viagem.
Sem comentários:
Enviar um comentário